O que as empresas costumam cometer de erros? Como um centro de serviços pode ajudar nesse sentido?
Uma boa gestão financeira é essencial para o crescimento das empresas e pode ser peça chave para determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Todas as metas da empresa passam por essa importante ferramenta, que, se utilizada de forma correta, serve como base para a tomada de decisões e transmite segurança para todas as áreas funcionais. Entretanto, se as finanças forem geridas de forma errônea, os impactos podem ser profundos.
Veja os erros mais comuns na gestão financeira:
Confundir a gestão financeira empresarial com finanças pessoais
Ao final do mês, quanto de lucro a empresa obteve e quanto você recebeu como salário? Confundir a gestão financeira da pessoa jurídica com as finanças pessoais pode tornar tudo muito confuso e gerar desencontro de informações.
Não projetar o fluxo de caixa
Além dos gastos que você teve hoje e terá amanhã, também é essencial projetar o que você terá que pagar nos próximos meses e as receitas que vão entrar nesse período. Dessa forma, é possível fazer um planejamento a longo prazo e também realizar uma comparação entre o que você projetou e o que realmente foi realizado, acompanhado de uma análise que indique por quais motivos as coisas saíram como o esperado ou não.
Não ter controle de estoque
O estoque da empresa deve estar sempre registrado e atualizado de acordo com as saídas e as compras realizadas. Calcular o estoque ideal para minimizar os custos de armazenagem e otimizar as compras, para que seja possível conseguir descontos, também são ótimas estratégias para melhorar suas finanças. Abrindo mão do controle de estoque, a empresa fica nas mãos do destino, podendo ter altos gastos emergenciais ou mercadorias estocadas por tanto tempo que se tornam obsoletas.
Não elaborar um plano financeiro
Só a partir de uma gestão financeira prévia é possível comparar o estimado com o realizado pela empresa. Administrar uma empresa sem um planejamento seria o mesmo que sair para navegar sem planejar uma rota: uma hora ou outra você irá acabar perdido. E algumas vezes, até reencontrar o caminho, pode ser tarde demais.
Não manter registro das transações efetuadas pela empresa
Todas as transações na gestão financeira, desde a compra de clipes de papel até a aquisição de novas máquinas, devem ser registradas de maneira correta para, ao final de certo período, poderem ser analisadas.
Não saber gerir o lucro obtido
Após um bom mês de vendas e um grande lucro obtido, é hora de reinvestir esse lucro dentro da empresa para conseguir, cada vez mais, um lucro maior. Ao investir esse dinheiro em outros fins, a saúde da empresa pode ficar comprometida.
Você está cometendo algum desses erros e quer corrigi-los sem se preocupar em perder o foco no core business?
A C A Brasil é a melhor solução!
O CSC Centro de Serviços Compartilhados funciona como uma ferramenta integrada às necessidades da empresa e a sua busca contínua por resultados mais eficazes, fazendo com que as unidades de negócio possam focar exclusivamente nos resultados da empresa.
Disponibilizamos os serviços:
Análise do Fluxo de Caixa;
Analise comparativa Vendas-Estoque-Compras;
Delivery Cartas de Cobrança;
Análise das Contas a Pagar;
Negociação Taxas, Pagamentos & Fornecedores;
Relatórios Gerenciais;
Análise das Contas a Receber;
Delivery Fatura.
Com a C A Brasil sua organização terá:
Ganho de desempenho;
Gestão de investimentos por áreas de negócios;
Menor rotatividade;
Aumento de qualidade;
Foco em Resultados;
Padronização;
Personalização;
Diminuição dos custos;
Otimização de processos;
Ganho de escala.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!