Estrutura organizacional: quando é preciso modificar?

 

A estrutura organizacional está ligada diretamente à forma como o gestor ou o líder orienta os colaboradores para que todo o potencial seja aproveitado. Isso envolve saber qual é o melhor cargo para cada um e quais os setores adequados, além da avaliação da organização dos times, sempre analisando os níveis hierárquicos.

Você já parou para pensar em como funciona a estrutura organizacional da sua empresa? A organização de cargos, setores e tarefas também influenciam no sucesso e no bom desenvolvimento do negócio. Por isso, é importante analisar o que se tem hoje e pensar em como melhorar essa estrutura para otimizar processos tanto durante o trabalho quanto na entrega final para o cliente.

Como melhorar a estrutura organizacional? 

Como um CSC Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar?


Entenda as necessidades do seu negócio

É importante saber como você quer que seja a hierarquia de cargos na empresa e isso depende muito do ramo da companhia. Empresas de criatividade, por exemplo, tendem a ter uma estrutura organizacional mais horizontal, informal e que, de certa forma, não divida os colaboradores por setores, mas integre todos em projetos.

Um exemplo são as agências de publicidade, empresas de TI e etc. Nesses ambientes, é necessário mais interação e proatividade de todos, então, não há razão para uma estrutura formal vertical.

Empresas com muitos funcionários e com processos burocráticos exigem mais formalidade. Nesses locais, é normal haver vários setores, então, para melhorar a organização é importante que cada um saiba o que deve fazer e a quem responder. É o caso de bancos, indústrias e etc.

Neste modelo, os funcionários são treinados especialmente para o cargo que lhe foi determinado. Os trabalhos são mais previsíveis e há diversas regras a serem seguidas. Muitas pessoas se sentem mais seguras nesse formato de trabalho.


Tenha uma boa comunicação

Independentemente do modelo de estrutura organizacional que você escolha usar, é importante que sua base de comunicação seja eficiente. Mesmo que você não responda diretamente ao setor X, por exemplo, é importante saber o que acontece lá. Isso faz com que os colaboradores possam buscar soluções para possíveis problemas ou mesmo prevê-los antes que aconteçam. Isso gera um hábito de prevenção e controle interno.


Planeje-se e saiba exatamente quais são as demandas

Com uma boa estrutura organizacional e uma boa comunicação é possível ter um planejamento correto de demanda. Isso permite também desenvolver coleta de análise de dados que indicam o desempenho dos colaboradores, o controle de estoque e outras ações mais técnicas e de gerenciamento.

Com isso, fica mais fácil enxergar se há necessidade de novas contratações ou treinamento. Planejar o trabalho depende, obrigatoriamente, de um bom organograma de funcionários, assim, é possível saber a função de cada um e onde devem atuar.


Contratar um CSC Centro de Serviços Compartilhados é o caminho ideal para uma estrutura organizacional de sucesso!

O Centro de Serviços Compartilhados oferece padronização das atividades, o que contribui para aumentar o foco nos resultados, a produtividade e obter resultados previsíveis e replicáveis. Além disso, ajuda a reduzir falhas e aumentar a velocidade operacional, agregando valor com níveis de SLA’s bem definidos e com a padronização de processos também facilita a criação de soluções objetivas e úteis dentro dos setores envolvidos no CSC Centro de Serviços Compartilhados. Isso ajuda na criação de valor e de credibilidade em relação aos clientes da organização.

A implantação de um centro de serviços compartilhado possibilita à empresa uma maior sinergia entre as equipes envolvidas no.

A partir dessa integração entre as equipes, o fluxo de informações é feito com mais facilidade, o que proporciona eficiência e agilidade nos processos e melhores resultados.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!