Como funciona o planejamento logístico? O que é importante levar em consideração? Como otimizar custos?

 

O planejamento logístico significa criar novos métodos e estratégias para redução de custos e mais efetividade nos resultados por meio da identificação de oportunidades de otimização dos processos.


Para criar um planejamento correto para sua empresa, você deve proporcionar ao seu cliente produtos de boa qualidade e de baixo custo, existindo o compromisso de entregar o produto exigido com rapidez e em impecável estado de acordo com o que foi pedido. 

 

Não é de hoje que os maiores especialistas em vendas reforçam a importância de oferecer ao consumidor uma boa experiência de compra, o que não deve ficar restrito somente ao momento da aquisição, mas faz parte de todo o processo até o recebimento da mercadoria e satisfação pós-venda.

É por isso que a logística reversa deve ser tratada com atenção especial por quem deseja se destacar no mercado.

Selecionamos 6 dicas para reduzir custos com a Logística Reversa.

Confira:

Criar um planejamento estratégico

Antes de tudo, é necessário encarar a logística reversa como realidade de toda loja. É importante ter em mente que esse é um benefício do consumidor, principalmente em compras online, nas quais a legislação o protege com o direito do arrependimento. A partir disso, qualquer loja virtual, de qualquer segmento, precisa separar uma quantia financeira mensal para atender a esses casos.

Assim como em outras operações dentro do e-commerce, a logística reversa precisa ser iniciada a partir de um mapeamento e organização das atividades. Muito mais que definição de processos, essa estrutura deve conter um levantamento financeiro apurado sobre todas as etapas.

 

Otimizar os processos internos

Antes de pensar no sistema de coleta e transporte especificamente, entenda que a otimização da logística reversa acontece desde bem antes, ainda no cuidado com a separação e a embalagem de cada produto, antes do envio. Essa atenção evita falhas como pedidos errados que tendem a inflar ainda mais os indicadores de retorno de itens ao estoque.

 

Entender os motivos da troca e devolução

É preciso acompanhar continuamente e metrificar as razões que levam seus clientes a solicitar trocas ou reembolso das compras. Quando você compreende esse fluxo, consegue enxergar pontos da sua operação que precisam de atenção e melhorias.

Geralmente, pequenos ajustes na linha de separação, embalagem ou até mesmo nas informações do site ajudam a reduzir o índice.

A compreensão do público-alvo também facilita esse entendimento e colabora para a redução de pedidos de logística reversa causados por erros. Como? A partir da inserção de informações específicas para ele no site que esclareçam melhor as dúvidas antes que ele finalize a compra.

 

Melhorar a descrição dos produtos

Investir em uma descrição completa ajuda a suprir a lacuna entre a confiança e a aquisição da mercadoria por parte do cliente. É preciso ter em mente que é a partir das fotos e das descrições completas que cada usuário avaliará se o item em questão tem a expectativa de lhe ser útil. Além do mais, grande parte das vezes, as devoluções acontecem pelo motivo de o produto não estar bem descrito no site.

Aprimorar o atendimento

Também é preciso medir a satisfação do consumidor durante e após o processo de devolução e troca de um produto. A qualidade de serviço e assistência no pós-compra contribui para a satisfação geral e leva a pessoa a adquirir novos produtos na loja virtual, desde que suas questões tenham sido resolvidas rapidamente e sem grande estresse.

 

Investir em inovação

As tecnologias estão cada vez mais aprimoradas, e, hoje, já é considerado desperdício não usufruir delas. Sistemas de inovação também ajudam a otimizar os custos que uma logística reversa implica. Por exemplo, é possível mapear de maneira automatizada os produtos que entram, saem e retornam ao estoque.

 

Nesse sentido, o CSC (Centro de Serviços Compartilhados) da C A Brasil é o caminho ideal para que sua organização tenha os melhores resultados!

Iniciamos a solução de logística em três fases importantes:

 

  • Diagnóstico;
  • Revisão de processos;
  • Implantação.

Verificamos os processos de distribuição, almoxarifado, expedição e inventário.

Analisamos as operações que serão revisadas na intenção de melhorar o fluxo de informações e processos. Através de uma consultoria detalhada, podemos atuar na gestão da logística financeira, fiscal e tecnológica com as melhores alternativas para reduzir custos operacionais.

 

Conte com a C A Brasil para aprimorar seus processos. Solicite um orçamento sem compromisso!