Centro de Serviços Compartilhados: o que é e quais suas vantagens

Entenda o que é um Centro de Serviços Compartilhados e como ajudam diversas organizações.

 

O Centro de Serviços Compartilhados são unidades operacionais que reúnem funções de apoio de uma empresa. Funcionam como uma ferramenta integrada às necessidades da empresa que possibilita a criação de estratégias administrativas e transacionais para a melhoria de processos e serviços, e a sua busca contínua por resultados mais eficazes, fazendo com que as unidades de negócio possam focar exclusivamente no core business da empresa.

As principais funções de apoio são exercidas pelos departamentos de Tecnologia da Informação, Logística e Administrativo Financeiro.  O Centro de Serviços Compartilhados tem papel importante para as tomada de decisão nas organizações e atua como componente fundamental para a integração de pessoas, sistema de informações e dados, com o objetivo de aumentar a produtividade da organização, reduzir custo e agregar valor ao negócio.

Com o uso do CSC, as unidades podem focar no core business do negócio, ou seja, direcionar seus esforços para as demandas que, de fato, vão agregar valor para o consumidor final, sendo diretamente relacionadas com a sua atividade fim.

Como esse tipo de empresa pode ajudar diversas organizações?

A implantação de um Centro de Serviços Compartilhados pode trazer vários benefícios que vão muito além da redução de custos, propondo soluções para que sua empresa possa aumentar sua produtividade e manter seu foco.

Redução de Custos:

Seja pequena, média ou grande-(link), toda empresa quer reduzir custos e potencializar os seus resultados. É importante porque pode proporcionar um crescimento para empresa a partir da possibilidade de redirecionamento de recursos e melhor  gestão financeira.

Essa redução de custos acontece através do Centro de Serviços Compartilhado, porque sua estrutura evita a redundância de processos e profissionais, além de acelerar o ritmo de melhorias.

Padronização:

A padronização facilita os processos e ainda auxilia na criação de valor e credibilidade perante os clientes da empresa.

Além disso, a padronização de processos facilita a criação de soluções que se demonstram objetivas e extremamente úteis dentro os departamentos envolvidos no CSC.

Por último, padronizar processos reduz o nível de erros, o que faz com que a qualidade dos processos e, consequentemente, do produto final, seja ainda maior.

Aumento de produtividade:

Com a padronização das atividades, é possível:

  • Obter resultados previsíveis e replicáveis;
  • Reduzir falhas;
  • Aumentar a velocidade operacional;
  • Garantir um grande aumento de produtividade;
  • Trazer ótimos resultados para a companhia.

Além disso, o processo de implantação do CSC inicia-se com um amplo diagnóstico das funções de apoio, revelando importantes informações sobre o fluxo de processos, a estrutura organizacional e os sistemas de informação.

Tomada de decisões:

A organização proveniente do trabalho em um centro de serviços compartilhado faz com que a tomada de decisões seja feita com mais assertividade e facilidade.

Isso porque a estrutura de um CSC proporciona dados que auxiliarão no momento de tomar decisões importantes para a empresa.

Comunicação:

A implantação de um centro de serviços compartilhado possibilita à empresa uma maior sinergia entre as equipes envolvidas no CSC.

A partir dessa integração entre as equipes, o fluxo de informações é feito com maior facilidade, o que proporciona eficiência e agilidade aos processos e melhores resultados.

Esse tipo de organização reúne em um só local diversos serviços e departamentos, capazes de atender a todas as e garantir uma padronização nos processos de produção.

Neste sentido, o Centro de Serviços são o caminho ideal para evitar desperdícios e crescer com segurança.

Departamento Comercial alinhado, efetivo e assertivo

Otimizar a departamento comercial é um grande desafio. Planejar estratégias, aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio são só algumas das conquistas necessárias para manter a sua empresa em franco crescimento.
Mas como fazer isso de maneira objetiva e sem grandes custos?

Read More »

Outsourcing: tudo o que você precisa saber

Outsourcing é um termo em inglês usado para representar o ato de terceirizar serviços realizados por uma empresa. O objetivo é reduzir a carga de trabalho interna e dimensionar o alcance e a produtividade dos negócios.

Isso acontece quando uma empresa encontra – em sua rotina – um processo que pode aumentar a produtividade e levar à otimização, envolvendo terceiros que são subcontratados para executar a tarefa ou atividade.

Read More »

5 dicas para alcançar o sucesso no seu e-service

O suporte prestado pelas ferramentas de Tecnologia da Informação – TI é parte essencial de toda empresa com relevância nos mercados atuais. A área está diretamente relacionada à produtividade dos negócios e à satisfação dos clientes. Uma das ferramentas mais importantes é o Service Desk, responsável por agilizar diversos procedimentos, como, por exemplo, o registro de compras, o acompanhamento da cadeia logística, bem como o processo de pagamento.

Read More »

Como manter o inventário da sua empresa em dia?

O inventário de estoque é essencial para facilitar o trabalho dos vendedores no processo de atendimento ao cliente. Ele facilita o equilíbrio de seu estoque, evitando a falta ou excesso de produtos. Assim, ajuda a reduzir custos e se precaver contra possíveis desperdícios e não perder oportunidades de venda.

Read More »

Processos multitarefas alinhados à qualidade

Prestar serviços com uma equipe multitarefa mantendo alto nível de qualidade é atualmente considerado uma estratégia essencial para a sobrevivência e para o sucesso de uma empresa diante do competitivo cenário mercadológico atual.

Read More »