Economia de Escala: sabe o que é?

Economia de Escala é um conceito econômico cujo significado é a possibilidade de reduzir o custo médio de um determinado produto pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas. Como os custos fixos são constantes até determinado patamar, quanto maior o volume produzido, menor será o custo médio. Isso ocorre quando uma empresa tem capacidade instalada de produção e aumenta o volume de produtos utilizando os mesmos recursos como maquinário, instalações e mão de obra. Dessa forma, o preço médio dos produtos é reduzido na proporção do aumento do volume. Alguns exemplos de custos fixos: aluguel, depreciação dos maquinários e equipamentos, pessoal administrativo, telefone, investimentos em pesquisa e desenvolvimento do produto etc.

 

Entretanto, a economia de escala só pode ser utilizada quando existe demanda no mercado por um determinado produto, pois, de nada adianta aumentar o volume de produção, se o produto não for absorvido pelo mercado. Neste caso, a empresa ficará com um grande estoque de produtos com custo médio baixo, porém encalhado, gerando custos financeiros.

A economia de escala pode ocorrer também em outras situações econômicas diferentes da produção. Uma empresa que utiliza uma área de compras para várias unidades produtivas pode obter economia de escala, pois os custos fixos da área são diluídos em função do volume de itens comprados, diferentemente se a empresa tivesse um setor de compras para cada unidade de negócios. Além disso, pode ter vantagens na negociação em razão de lotes maiores de insumos. Neste caso, isso é considerado, também, como economia de escopo em empresas diversificadas. O setor de restaurante industrial é um exemplo de economia de escala, pois as compras são centralizadas para todas as unidades de produção de refeições, obtendo-se assim, melhores condições de compra em função do volume.

Economia de escala interna e externa

O significado de economia de escala, em geral, está associado à economia interna das empresas, que tem meios de reorganizar seu processo produtivo a fim de reduzir seus custos por unidade.

No entanto, a economia de escala também pode ser externa. Isso acontece quando há, por exemplo, alterações na economia local ou regional ou mudanças sociais que não são controladas pela empresa, mas que podem ser aproveitadas por ela. Um exemplo é o incremento na malha de transportes, que pode ampliar o escoamento dos produtos.

 

Qual o objetivo de se ter um ganho de escala?

A economia de escala permite ganhos econômicos valiosos se a empresa consegue operar a pleno vapor com sua capacidade instalada, permitindo reduzir os custos obtendo uma vantagem competitiva ou liderança em custos, principalmente se conseguir outras fontes de redução nos chamados custos variáveis. Assim, se o mercado tem demanda por um determinado produto se o mesmo tiver preço mais baixo, a estratégia de custos pode desalojar outros competidores do mercado ou reduzir sua participação.

 

Como um CSC – Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar?

Nosso CSC Centro de Serviços Compartilhados sabe que a economia de escala tem papel fundamental no desempenho das empresas.

Gerir bem os estoques é ponto fundamental para a saúde financeira da empresa. Enfrentar a concorrência com custos e qualidade e a nossa satisfação.

O CSC da CA Brasil além de deixar o estoque correto com conferencias periódico ajuda as empresas melhor gerir custos e obter maior acurácia nas informações. Nossos serviços abrangem:

Planejamento de Levantamento de Estoque;

Auditoria de Prazos;

Integração com a Logística Interna;

Análise do Giro do estoque;

Inventário Físico e Rotativo;

Verificação do Estoque de Segurança;

Auditoria nas solicitações de compra;

Controle por Categorias;

 Sugestão de Armazenagem;

Relatórios por produtos.

 

Solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *