10 dicas para cuidar do ativo mais importante da sua empresa

O principal ativo da sua empresa é a competência dos seus empregados. Sem ela, não adianta ter instalações modernas, não haveria produção de suas mercadorias ou serviços.

O que você faz para cuidar desse ativo tão importante?

Confira 6 dicas:

Investimento no desenvolvimento de competência de seus funcionários pode trazer benefícios imensos para seu negócio.

Profissionais bem treinados entendem melhor o que sua cliente precisa e propõe soluções perfeitas para essas necessidades. Profissionais bem treinados otimizam matéria-prima gerando uma redução significativa dos custos de produção.

Tudo gira em torno da competência dos empregados que prestam os serviços da sua empresa para seus clientes.

Importe-se com seu time

Um colaborador vai se sentir importante quando conseguir perceber sua participação na conquista de um resultado. Além da criação de um sistema de gestão, outra estratégia que auxilia nesse processo é apresentação de resultados.

Liste as posições chave da sua empresa

Não apenas posições de alta gerência, executivos, etc, embora elas também sejam extremamente importantes.

Posições que são essenciais para a empresa funcionar, tais como, contato com o cliente, linha de produção, equipe de vendas, etc.

Certifique-se de que o profissional está satisfeito com a sua função

Profissionais deslocados podem gerar problemas graves para o desenvolvimento do grupo. É importante que fique claro para o colaborador quais são suas funções dentro da organização e o que os líderes esperam dele como profissional.

Por isso, é fundamental que no processo de seleção exista uma compatibilidade do perfil do candidato – apresentado no currículo – com a função a ser executada por ele. Mesmo assim, caso o profissional venha a se sentir deslocado em algum momento da sua trajetória na empresa, considere a possibilidade de trocá-lo de função ou até mesmo de departamento.

Mantenha um canal de comunicação aberto

As reuniões são excelentes oportunidades para alinhar necessidades e expectativas e são também um momento em que os colaboradores já sabem que poderão compartilhar suas vivências, dificuldades e coletar ideias de como solucionar determinados problemas. Por isso, é recomendável que esses encontros sejam periódicos.

Elas demandam a participação de todos os membros da equipe, para que as ideias individuais sejam expostas e discutidas em grupo. Esses encontros devem ser realizados, dentre outros motivos, como uma forma de manter a equipe motivada. Nas reuniões, é conveniente:

Identificar falhas;

Expor novas tarefas;

Apresentar resultados.

Ao fazer isso, o resultado financeiro de sua empresa e o nível de satisfação de seus clientes irá melhorar muito.

Sem contar com a satisfação e lealdade de seus funcionários.

Quando a empresa se preocupa com seus funcionários, ela só tem a ganhar.

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