Gestão de frotas é o gerenciamento dos veículos de uma empresa usados para transporte e coleta ou prestação de serviços. A gestão é possível através da centralização de dados, como manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas.

 

Para isso, é necessário pensar em estratégias e traçar planos para que esses veículos sirvam a empresa com mais eficiência, reduzindo os riscos e os custos

Vale lembrar que o gerenciamento de frotas não se aplica apenas a grandes empresas, que têm incontáveis ônibus ou caminhões na garagem.

 

O número de veículos e os tipos utilizados não fazem diferença nesse sentido: qualquer empresa, por menor que seja, que utilize veículos (um, dois ou uma dúzia) para prestar serviços ou fazer entregas deve pensar em como gerir bem sua frota. 

 

Assim, você não perde tempo, oportunidades e dinheiro.

Principais problemas enfrentados na gestão de frotas:

Mau uso dos veículos

Processos podem ser bem desenhados e as melhores tecnologias podem ser implementadas.

Mas, se as pessoas não forem estimuladas a ser parte de um modelo ideal, não haverá investimento que dê o retorno desejado.

É preciso investir em formação e conscientização para que os times reproduzam boas práticas e ensinamentos transmitidos pela administração do empreendimento.

É importante informar e treinar o funcionário sobre condições de conservação dos veículos, direção responsável, tráfego por vias preservadas e cuidado com o veículo de trabalho como se fosse próprio.

Para isso, é importante que as empresas criem uma política de gestão de frotas.

Baixa produtividade

Quando se tem um grande número de colaboradores com perfil operacional, campanhas de comunicação interna são realizadas com frequência para disseminar os valores da empresa e motivar as pessoas a darem o melhor de si.

Nas garagens das empresas de frotas, isso também deve acontecer, já que é importante que o funcionário vista a camisa do negócio e esteja disposto a oferecer bons resultados.

Com isso, a produtividade tende a aumentar, o senso de pertencimento também. A partir daí, serão maiores as chances de cada colaborador se tornar agente de transformação e engrenagem propulsora do negócio.

Qual a importância da gestão de frotas?

Uma boa gestão de frotas resulta em mais eficiência. Afinal, gerir uma frota é planejar e controlar processos com base em informações precisas.

Essas informações (por exemplo: como os motoristas estão dirigindo, o estado dos veículos, quanto combustível está sendo gasto, quais rotas estão sendo seguidas) ajudam a tomar decisões mais acertadas, resolver problemas mais rapidamente e economizar.

Quando a gestão de frotas é bem feita, é fácil descobrir se algum processo está saindo caro demais ou pouco eficiente– e se todo o potencial da frota está sendo aproveitado.

Como é possível melhorar a eficiência deste setor?


Gerencie custos por viagem;

Gerencie gastos de manutenção;

Rastreie seus veículos com softwares especializados;

Atualize cadastro de veículos e motoristas;

Invista em tecnologia para gestão de frotas.

 

Como este controle permite a redução de custos?

O controle dos custos com a manutenção, a conservação e o abastecimento da frota representa o maior desafio para o gestor da área.

Contudo, os sistemas de informação oferecem soluções para que seja possível acompanhar os gastos com precisão.

Ao mesmo tempo, é viável utilizar os recursos de forma racional, aumentando a produtividade da equipe.

Como consequência, os custos são diluídos e o impacto se torna menos significativo.

Sendo assim, nos encaixamos perfeitamente nas empresas que tem como foco principal:

Produtividade;

Redução de custos;

Core business.

O processo de implantação da C.A. Brasil é focado na otimização de processos com ganho expressivo de qualidade.

Solicite um orçamento sem compromisso.