Quando mencionamos reports no ambiente de trabalho, quase sempre eles estão vinculados a ideias como monotonia e receptividade. No entanto, é preciso reverter essa percepção. Isso porque esses documentos são instrumentos bastante importantes, uma vez que fornecem informações relevantes na hora de decidir aspectos cruciais para a gestão de qualquer negócio.
Selecionamos alguns fatores relevantes para elaborar bons reports que ajudarão a sua companhia a atingir um desempenho acima da média. Confira!
Priorize a objetividade
Ao iniciar a montagem de relatórios gerenciais, é necessário pensar em como esses documentos podem ser mais objetivos. Essa ação deve ter como foco o público-alvo, que deve se interessar pelas informações da empresa.
Insira informações realmente relevantes para a empresa
Essa ação consiste em analisar se as informações apresentadas são importantes para a empresa divulgar. O ideal é criar um documento que mostre o desempenho da organização, considerando os aspectos que tiveram um maior impacto nos resultados.
Adote critérios para a escolha dos indicadores
Os reports somente serão interessantes para uma empresa caso o conteúdo englobe indicadores de desempenho que ajudem a verificar a situação real da organização em um determinado período (mês, trimestre, ano etc.).
Os parâmetros de rendimento devem ser de fácil compreensão e envolver as áreas responsáveis pelas atividades mais importantes para a empresa.
Quais são os principais tipos de reports?
Relatórios financeiros
Os relatórios financeiros são os mais conhecidos. Sem eles, fica difícil manter o controle das finanças de um negócio — o que pode conduzi-lo a sérios problemas de caixa, comprometendo a sustentabilidade no longo prazo. Com um bom relatório financeiro, obtém-se uma visão sobre várias questões relativas ao dinheiro gerido pela empresa.
Dentro dos relatórios financeiros, há diversos outros tipos, como o demonstrativo de resultados do exercício (conhecido como DRE), que expõe os lucros e prejuízos da empresa em certo período, e o relatório de fluxo de caixa, que especifica todos os valores que entram e saem da conta do negócio.
Relatórios de vendas
O objetivo dos relatórios de vendas vai além da exposição da quantia de produtos vendidos num determinado espaço de tempo. Por meio dos dados coletados, também é possível fazer projeções sobre qual a expectativa de comercialização.
Além disso, as informações permitem identificar sazonalidades (ou seja, se algum produto tem venda maior em certa época do ano), preferências dos consumidores e cumprimento de metas de vendas dos vendedores.
Relatórios de satisfação do cliente
As informações que abastecem esse tipo de relatório são obtidas por meio de questionários aplicados com os clientes. A partir dos dados compilados, identifica os pontos em que o atendimento e os produtos devem ser melhorados, assim como o que normalmente agrada os consumidores.
Relatórios de produtividade
Como o próprio nome dá a entender, os relatórios de produtividade traduzem a produção de cada colaborador em dados. Com isso, a gestão consegue perceber quais fatores estão afetando a produtividade e adotar medidas para que ela melhore, aumentando a competitividade do negócio.
Quais são os benefícios de sempre acompanhar os relatórios da empresa?
Manter relatórios bem elaborados e acompanhá-los de forma atenta pode ser trabalhoso, mas os benefícios são muitos. Confira alguns deles a seguir.
Estabelecer, descartar ou aprimorar estratégias;
Fazer acompanhamento de desempenhos;
Possibilitar a identificação de novas oportunidades;
Os relatórios são de grande importância para uma companhia investir na melhoria contínua. Neste sentido, o Centro de Serviços Compartilhados são o caminho ideal para manter sua empresa com excelentes resultados, oferecemos:
Diagnose da Operação;
Auditoria dos Processos;
Definição de Responsabilidades;
Plano de Trabalho;
Cronograma de Cálculos e Relatórios;
Migração dos Dados;
Treinamento;
Processo Paralelo;
Indicadores de Qualidade;
Reports.
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