Logística Reversa: como impacta no faturamento

Todo gestor já parou para pensar no volume de gastos de recursos que saem dos cofres da empresa para custear o que chamamos de logística reversa. Pensando na lógica do comércio eletrônico, por exemplo, isso se dá sempre que um cliente entra em contato com a empresa vendedora para requerer uma troca, devolução ou reembolso de um produto.

Quais os principais impactos dessa ação no negócio?

Mudança no planejamento

Em primeiro lugar, é preciso montar um planejamento próprio para esse tipo de situação. Isso porque a logística convencional requer uma preparação para que todas as mercadorias saiam de um único lugar e sejam entregues em diversos locais, como as casas dos clientes, por exemplo. Já a logística inversa prevê a coleta de mercadorias em mais de um ponto para que todas elas voltem ao local de origem.

Custos com frete e estocagem

Quando o produto deixa o local de estoque com destino ao endereço do comprador, a empresa deve estudar o processo logístico convencional e escolher uma maneira de entregar as mercadorias no menor tempo e com menores custos possíveis. Isso significa pensar um trajeto para baratear o frete, por exemplo.

No caso da logística reversa, a companhia deve refazer o processo para não ter que arcar com custos dobrados de frete, nem ter que gastar mais com estoque após devolução de mercadorias.

 

Como minimizar as possibilidades de retorno de produto?

Destacamos dois tipos de medidas que podem ser tomadas pela sua empresa simultaneamente e que têm como objetivo principal minimizar o índice de retorno do produto.

Política de troca

A palavra de ordem é transparência. O cliente deve ter clareza na hora de obter as informações sobre a política de troca e devolução de produtos para que não seja pego de surpresa, por exemplo, ou tenha que tomar medidas mais drásticas, como colocar a corporação em redes sociais ou canais de proteção ao consumidor.

É importante manter na loja virtual uma seção específica com informações claras, condições e regras para a logística da troca. Outra facilidade é criar canais de comunicação (por telefone ou via chat online) para resolver eventuais problemas com consumidores.

Planejamento

Já vimos que a perda de dinheiro com a taxa de retorno é alta para boa parte das empresas brasileiras. Portanto, isso também exige um planejamento específico. Você deve saber se vale mais a pena que o cliente envie o produto via Correios ou por meio de uma transportadora parceira. E o principal: quando ele deve fazer isso. Ter uma logística reversa afinada é importante para evitar altos custos com o frete.


Como impacta no faturamento?

Abrir mão de 5% do faturamento anual para gastar com processos de retorno do produto não é bom para nenhuma empresa. Por isso, cada vez mais as corporações que atuam, principalmente, no ambiente online, tem apostado na melhoria das descrições dos produtos para evitar o arrependimento dos clientes e ter que arcar com os custos da devolução.

Nesse sentido o CSC Centro de Serviços Compartilhados da C A Brasil são o caminho ideal para evitar desperdícios e crescer com segurança.

Iniciamos a solução de logística em três fases importantes:

Diagnóstico;

Revisão de processos;

Implantação.

Verificamos os processos de distribuição, almoxarifado, expedição e inventário.

Analisamos as operações que serão revisadas na intenção de melhorar o fluxo de informações e processos. Através de uma consultoria detalhada podemos atuar na gestão da logística financeira, fiscal e tecnológica com as melhores alternativas de reduzir custos operacionais.

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