O conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) surgiu no Estados Unidos na década de 70, porém, chegou ao Brasil somente nos anos 90, ganhando popularidade na crise econômica de 2008, momento em que empresas buscavam meios de manter-se firmes diante da concorrência e otimizando seus resultados financeiros.
Como os Centro de serviços Compartilhados podem melhorar os resultados financeiros do seu negócio?
O Objetivo de um Centro de serviços Compartilhados é incrementar, melhorar e unificar processos em atividades que podem e devem ser delegadas, como por exemplo, Contabilidade, Recursos Humanos, Administrativo financeiro, Logística e Desenvolvimento de Sistemas , Infraestrutura e Suporte de TI.
Seu propósito principal é assegurar agilidade em processos que podem ser ajustados. Afinal, toda empresa tem a meta de possuir setores ágeis.
Sendo claro e objetivo, é adotar e concentrar os esforços da organização na sua principal atividade, além da expectativa na redução de custos e melhores resultados financeiros melhorando a qualidade dos processos.
Ao optar pela implementação do CSC, os custos da organização diminuem, uma vez que as operações de todas as unidades da empresa se concentram em um único local e com os mesmos funcionários, resultando na padronização da qualidade por causa das atividades realizadas pelos mesmos colaboradores, além, é claro, de ótimos resultados financeiros .
Existem outras vantagens ao adotar um centro de serviços compartilhados, como:
Aumento da Produtividade – Uma empresa que adota as atividades padronizadas de um Centro de serviços Compartilhados contribui para previsibilidade e assertividade nos resultados. Dessa forma, ajudando na redução considerável de erros e, consequentemente, um aumento no nível de produtividade dos setores envolvidos
Redução de custos – Centralizar todo o processo acarreta otimização das atividades evitando desorganização, o que pode levar a erros. É um dos principais benefícios percebidos a curto e médio prazo.
Transparência na comunicação – A adesão ao Centro de Serviços Compartilhados garante uma sintonia na troca de informações entre os setores envolvidos, garantindo agilidade e facilidade na resolução de situações do cotidiano.
Sendo assim, essa padronagem é benéfica, já que ela visa eliminar ruídos entre os setores, trazendo agilidade e eficácia nas atividades principais, gerando resultados financeiros positivos e o crescimento do negócio.
Relacionamento com o cliente – Outro ponto a ser destacado é a melhora do relacionamento entre o cliente e a empresa. Isso graças ao bom desempenho no fluxo de trabalho, que impacta na qualidade do serviço de forma positiva, possibilitando o fácil acesso aos dados pelos clientes de produtos e/ou serviços oferecidos, gerando melhor comunicação.
Facilidade na tomada de decisão – ao aderir ao Centro de Serviços Compartilhados, a padronização e organização provenientes desse conceito facilitam a tomada de decisão, auxiliando para que ela seja feita de forma mais assertiva. Isso se dá graças à estrutura do CSC de reunir dados importantes e de diferentes áreas em um mesmo lugar.
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