Estabelecer metas parece algo familiar,certo? Em qualquer contexto da vida, são as metas que nos ajudam a planejar a nossa rotina e a determinar o que desejamos alcançar. Quando se trata do ambiente corporativo, é impossível que haja uma gestão eficiente que não se baseie em metas. E o assunto é tão sério que existem diversas metodologias aplicadas. Hoje, vamos conhecer um modelo bastante relevante, confira neste post da C.A. Brasil o conceito de Meta Smart e exemplos práticos organizacionais.
Metas Smart: exemplos para se inspirar
Metas Smart recebem esse nome porque representam uma sigla: S (Specific) específica, M (Measurable) mensurável, A (Achievable) atingível, R (Realistic) relevante e T (Timed) temporal.
O conceito foi registrado pela primeira vez pelo estrategista e consultor norte-americano George T. Doran na publicação de seu artigo que, em português, intitula-se “Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração”. Para saber mais a fundo, separamos as características de cada etapa das metas smart:
S (Specific) específica: é preciso que o objetivo esteja muito bem definido. Quanto mais clareza, menos dúvidas e confusões você terá na hora de definir os próximos passos a seguir.
M (Measurable) mensurável: o que vai tornar uma meta mensurável é a possibilidade de aplicar métricas capazes de monitorar sua viabilidade.
A (Achievable) atingível: esta é uma das etapas mais desafiadoras da Meta Smart e onde muitas empresas se perdem. Isso porque de nada adianta ter clareza sobre o objetivo e ter ferramentas para avaliar seu progresso se este objetivo for inalcançável.
Para ajudar a criar uma meta atingível, é preciso desenvolver um planejamento e, com base no que já foi realizado no passado, ter uma referência se o resultado esperado é viável, de fato. Isso poupa energia, além de evitar a frustração de toda a equipe envolvida.
R (Realistic) relevante: é neste momento que é preciso refletir se a meta traz em sua essência algo que vá mesmo fazer a diferença para a empresa. Isso irá afetar diretamente o senso de urgência na área responsável pelo projeto. Se uma meta não for considerada relevante, automaticamente não será priorizada ou receberá o mesmo empenho de todos.
T (Timed) temporal: uma das maneiras de garantir o cumprimento de uma meta é estabelecer um prazo, planejando cada uma das etapas. Esse prazo deve ser revisitado ao longo do projeto para avaliar se há a necessidade de estendê-lo ou mesmo reduzi-lo, se for o caso.
Foco e clareza são fundamentais
Antes de definir a meta smart, é preciso que haja clareza sobre qual é o foco principal neste momento: aumentar a produtividade da equipe? Trazer mais clientes? Reduzir custos? Todas essas perguntas só poderão ser respondidas com base em relatórios e análises das áreas envolvidas.
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