Para obter sucesso nos negócios, há muitos fatores importantes, mas alguns são essenciais como os indicadores de qualidade. Mas você sabe quais são e como podem fazer a diferença na sua empresa? Confira agora nesse conteúdo da C.A. Brasil.
O que são indicadores de qualidade?
Podemos considerar como indicadores de qualidade as ferramentas pelas quais é possível mensurar e acompanhar o desempenho da equipe. É através deles que se pode ter uma visão mais ampla para saber se a empresa está no caminho certo em direção a um determinado objetivo ou se haverá mudanças estratégicas para alcançar seus resultados. E quais são os principais indicadores de qualidade de uma organização?
– Indicadores de estratégia: é através deste indicador que os gestores poderão avaliar se as estratégias implementadas têm sido eficientes e aproximam a organização dos resultados que ela pretende atingir.
– Indicadores de capacidade: cada tarefa deve ter um tempo médio de execução. Com o indicador de capacidade, é possível mapear se os funcionários da empresa estão conseguindo realizar suas atividades dentro do prazo estipulado. Isso facilita a avaliação de produtividade dos colaboradores e ajuda até a identificar se há a necessidade de incluir outras subtarefas dentro de determinadas funções, por exemplo.
– Indicadores de lucratividade: neste indicador, o foco é analisar o custo detalhado de determinado projeto em todas as suas fases. Eletambém calcula se o que ele retorna de lucro para a organização é um bom negócio, se os investimentos podem ser reduzido ou mesmo se o projeto é inviável em termos de vantagens financeiras.
– Indicadores de rotatividade: a alta rotatividade em uma empresa nunca é bom sinal. Claro que desligamentos podem ocorrer, mas é preciso observar com que frequência eles acontecem, se existem setores que apresentam maiores dificuldades que outros, se há queixas de colaboradores sobre líderes ou sobre as condições de trabalho. A empresa tem o direito de cobrar produtividade e bons resultados de sua equipe, mas, em contrapartida, deve oferecer um ambiente de trabalho saudável, seguro e que traga motivação. Por isso, o indicador de rotatividade também é essencial, pois é uma ferramenta que ajuda a avaliar as competências de gestores e as impressões da equipe sobre o clima organicacional.
– Indicadores de competitividade: esse comparativo pode analisar os resultados de sua empresa no mercado se comparados aos dos seus concorrentes. A ideia com isso não é se basear nos resultados de outras empresas, mas desenvolver estratégias de como se diferenciar em um mercado onde a concorrência pode ser acirrada.
– Indicadores de qualidade: por fim, esse instrumento visa avaliar se o objetivo geral definido pela empresa para aquele projeto foi alcançado. Se não foi, é possível mapear em quais pontos houve falhas para identificar os pontos fracos que merecem atenção.
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