CSC é a abreviação para Centro de Serviços Compartilhados, que é um importante meio de gestão de empresas no contexto atual. Sua implantação proporciona vários benefícios para uma organização de grande porte. Vamos saber mais sobre como grandes empresas podem obter melhores resultados através de um CSC externo. Na C.A. Brasil compreendemos que grandes empresas são aquelas que pensam em perpetuar seu business e consolidar seu negócio otimizando processos, gestão de pessoas e sistemas.
O que é uma CSC?
O Centro de Serviços Compartilhados tem como finalidade otimizar os processos de uma empresa, armazenando e otimizando diversos setores em um só ambiente, gerando maior sinergia. Seu propósito principal é assegurar agilidade em processos que podem ser ajustados, afinal, grandes empresas, buscam setores mais ágeis e esta é outra característica de um CSC: o seu processo de melhoria contínua.
Geralmente, as principais áreas transformadas inicialmente são:
– Finanças;
– RH;
– Contabilidade;
– Tecnologia da Informação (TI);
– Jurídico;
– Logística;
– Compras.
O que não inviabiliza que outros setores da empresa possam fazer parte de um CSC, desde que esteja de acordo com os padrões estabelecidos de excelência nos SLA´s.
Com esse aliado na gestão de grandes empresas, alguns benefícios passam a ser percebidos como:
Aumento da Produtividade – Uma empresa que adota as atividades padronizadas de um Centro de Serviços Compartilhados contribui para previsibilidade e assertividade nos resultados. Dessa forma, auxilia na redução considerável de erros e, consequentemente, o aumento no nível de produtividade dos setores envolvidos.
Redução de custos – Centralizar todo o processo gera redução de custos, pois o trabalho se torna mais ágil, o que evita erros. É um meio de identificar mão de obra ociosa, além de reunir em um único lugar áreas administrativas, otimizando o tempo dos funcionários.
Relacionamento com o cliente – E, claro, outro ponto a ser destacado, é a melhoria do relacionamento entre cliente e empresa. Isso graças ao bom desempenho no fluxo de trabalho, que impacta na qualidade do serviço de forma positiva. Esse centro torna desnecessária a necessidade de que cada loja, franquia etc. invistam em departamentos independentes. Assim, o administrador não ganha apenas em produtividade, mas também o setor de suporte é favorecido voltando a atenção ao cliente.
Facilidade na tomada de decisão – com a organização que se atinge com a implementação de um CSC, se torna mais assertiva a tomada de decisões. Afinal, a integração dos serviços e a sua automação reúnem dados importantes e de diferentes áreas em um mesmo lugar, facilitando que informações fundamentais sejam extraídas com praticidade.
Além de todas essas vantagens, é possível garantir uma qualidade na padronização do processo de entrega, já que os serviços que atenderão todas as unidades estão concentrados em um único lugar.
Como o artigo mostra, muitos são os benefícios para grandes empresas ao optarem por essas unidades operacionais que unificam diversos setores de uma empresa em único local. De forma que ajude o funcionário a direcionar seus esforços ao que realmente importa.
Conheça as operações do Centro de Serviços Compartilhados da C.A. Brasil, empresa presente em todo o território nacional. Nós contamos com um time de especialistas prontos para fazer o diagnóstico que a sua empresa necessita, independente do porte e/ou segmento.
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