Estar à frente de uma empresa significa estar preparado para enfrentar crises e desafios. Isso porque há inúmeros fatores internos e externos que podem influenciar o negócio. Dentro desse contexto, uma ferramenta primordial para as organizações é o gerenciamento de crises. Veja como é importante ter um bom plano de ação diante situações adversas nesse conteúdo da CABr.
A própria pandemia, acidentes de trabalho, problemas em maquinário, erros humanos, desastres naturais, patrocínio a programas e/ou influencers com postura preconceituosa, enfim, são muitos os exemplos de crises internas e externas que podem acontecer sem que a empresa esteja esperando. E tudo isso pode impactar de forma grave a saúde financeira do negócio e a sua imagem perante os seus parceiros e consumidores. Para mitigar os impactos desses tipos de situações adversas é necessário que a organização tenha um plano eficiente de gerenciamento de crises.
O que é gerenciamento de crise?
Como o próprio nome já diz, gerenciamento de crise é um conjunto de estratégias que é adotado por organizações que estão enfrentando algum tipo de crise. Ela pode ter sido provocada por fatores internos ou externos. É a partir da elaboração desse plano que a empresa vai se alinhar para tomar decisões mais assertivas e definir quais caminhos serão trilhados para resolver os problemas e lidar com os impactos trazidos pela crise. Tudo isso pensando na minimização das consequências negativas e no futuro do negócio.
Um plano de gerenciamento de crise deve ser feito de forma minuciosa, rápida e o primeiro passo é a realização de um diagnóstico da situação atual da empresa. Aqui o foco é dimensionar a crise. Posteriormente, é aconselhável que a empresa investigue as causas do problema e identifique quais áreas do negócios mais serão prejudicadas pela crise. Assim fica mais fácil fazer uma escala de prioridades e ver que setores deverão ser vistos com um olhar especial.
E claro que o gerenciamento de crise deve ter um bom plano de ação que guie todas as equipes sobre como elas enfrentarão a situação adversa e as metas que devem ser alcançadas. O monitoramento e a mensuração de resultado é outro aspecto básico. Além disso, a comunicação é um elemento-chave. O ideal é que uma empresa que passa por um momento de crise seja transparente tanto com seus colaboradores quanto com os seus clientes. Se a organização errou, deve assumir.
O pós-crise também conta. A empresa deve coletar todos os dados possíveis, avaliar os impactos e colocar em prática todas as ações propostas no gerenciamento de crises para enfrentar as dificuldades e elas não mais se repetirem no futuro.
Benefícios de ter um plano de gerenciamento de crise
A empresa que segue um plano de gerenciamento de crise eficiente consegue conter impactos negativos de problemas causados dentro da empresa e obter algumas vantagens importantes. Alguns dos principais benefícios são: a mitigação dos impactos internamente e externamente; a realização de ações emergenciais de forma rápida e eficaz; a preservação da imagem da empresa diante seus colaboradores e clientes; o fato de trazer um aprendizado que evita que situações adversas semelhantes aconteçam novamente; entre outros.
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