Ao abrir uma empresa, é importante que você saiba onde quer chegar e quais objetivos e público quer alcançar. Para isso, ter um planejamento estratégico é fundamental. Vamos saber mais como implementá-lo neste conteúdo da C.A. Brasil.
Ao traçar um planejamento estratégico é possível enxergar o seu negócio com mais clareza sob a ótica do mercado. Ele ajuda a empresa a fazer um trabalho melhor e auxilia no caminho que você deseja traçar.
Mas, afinal, por onde começo o meu planejamento estratégico?
Diagnóstico da empresa
Faça uma análise completa do seu negócio, utilize ferramentas para avaliação, desde a posição financeira até a satisfação dos colaboradores, qualidade do seu produto/serviço etc., determine seu público-alvo, além da missão, visão e valores da sua empresa.
Um método muito útil e frequentemente utilizado é a análise SWOT:
Strengths (Forças) – São os pontos fortes da empresa, quais as suas vantagens sobre o concorrente no momento;
Weaknesses (Fraquezas) – Como o nome já diz, quais os pontos fracos e possíveis vulnerabilidades;
Opportunities (Oportunidades) – situações e/ou eventos que possam favorecer a empresa no futuro;
Threats (Ameaças) – motivos externos com impacto negativo sobre o negócio projetado futuramente, podemos pensar numa crise ou em um novo concorrente.
Todos os fatores que possam influenciar no rumo dos negócios devem constar na análise, qualquer movimento que possa impactar as atividades da empresa.
Trace seus objetivos
Agora que você estruturou e entendeu a conjuntura da empresa, já mapeou pontos fracos e fortes, é hora de definir os objetivos.
Utilizando as informações colhidas com a análise SWOT, é possível definir um caminho para os próximos 2, 5 ou 10 anos, sem esquecer de definir os passos dos próximos meses. Leve em conta os planos de médio e curto prazo.
Crie ações e estratégias
Defina o seu objetivo/meta, por exemplo, para aumentar as vendas em 30% nos próximos 2 meses, sua estratégia poderia ser o lançamento de um produto premium que o concorrente não tenha. Defina também ações, contratando uma equipe de pesquisa e desenvolvimento.
Monitore os resultados conquistados
Esta é uma forma de atestar que tudo está indo de acordo com o planejamento – e também é importante para indicar possíveis ajustes. Estabeleça ferramentas para serem usadas nesse monitoramento, além de definir os colaboradores que cuidarão disso. Cronogramas podem ajudar na avaliação dos planos que estão em andamento.
Você pode optar pelo uso de KPIs (Indicadores de Chave de Desempenho), como o Nível de Satisfação dos Clientes (NPS); Índice de Lucratividade; Índice de Absenteísmo etc.
A escolha do indicador vai depender do objetivo final do seu plano. Se o objetivo é obter liderança de mercado, por exemplo, faz sentido acompanhar o índice de lucratividade.
Avalie os resultados atingidos
Através do controle do planejamento é possível acompanhar os resultados da sua estratégia e, a partir disso, avaliar a necessidade de mudanças ou manter as ações com base nos resultados obtidos.
Anote e arquive os resultados garantidos, pois poderão ser localizados e utilizados novamente no futuro como exemplo para novas estratégias.
O CSC – Centro de Serviços Compartilhados da C.A. Brasil tem o Planejamento Estratégico como uma das ferramentas de suas operações, disponíveis em todo o território nacional.
Conte com o nosso time de especialistas para fazer o planejamento que a sua empresa necessita e alavancar os seus resultados.
Entre em contato e nos conte a sua necessidade!