A chave para o sucesso é conhecer bem o seu próprio negócio e, nesse sentido, a gestão de faturamento deve ser acompanhada de perto. Isso porque administrar e controlar os gastos proporciona ao gestor o conhecimento do quanto foi investido e o retorno esperado.

Em determinados momentos da economia, obter um bom planejamento operacional e reduzir seus gastos pode ser mais simples do que ampliar os seus ganhos. Nesse sentido, é fundamental saber equilibrar o que entra e o que sai de forma precisa, principalmente diante de um mercado cada vez mais competitivo. O barateamento de insumos, matérias-primas, mão de obra e custos fixos pode afetar o bom andamento de um faturamento, como por exemplo:

Diminuição dos riscos do negócio

Não conhecer a fundo a dinâmica dos custos pode levar um negócio a fechar precocemente. Em situações assim, os registros de lucratividade são imprecisos, o que é uma grande ameaça para a empresa. Lembre-se de que nem sempre faturamento alto é sinônimo de negócio saudável. 

Precificação e competitividade

A precificação está relacionada aos custos que variam, conforme se produz mais ou menos. Sendo assim, para diminuir os custos da produção, é preciso dar atenção aos gastos variáveis, como insumos, comissões e mão de obra. 

Não calcular o custo e o preço de vendas dos produtos e serviços 

Se o custo para fazer um produto ou prestar um serviço está sendo inferior ao preço de venda, é hora de rever e calcular onde está o erro, uma vez que isso pode levar o negócio a amargar prejuízos e, em último caso, à falência. A regra de ouro é que o custo de produção seja igual àquele utilizado para produzi-lo.

Como aprimorar seu processo operacional? Como um CSC pode ajudar nesse sentido?

Quando se fala em aumentar o faturamento, muitos empreendedores pensam logo em aumentar a cartela de clientes para vender mais ou fechar mais contratos. Mas existem outras estratégias que, mesmo não estando diretamente relacionadas ao seu público, também são capazes de elevar suas receitas. Vamos considerar as principais ações.

Tecnologia

A tecnologia está avançando com uma velocidade cada vez maior, e não faltam alternativas que transformam as atividades operacionais em tarefas simples. No entanto, mudanças sempre são um desafio. Ao otimizar as tarefas cotidianas, a rotina dos profissionais é impactada.

Por isso, mais do que simplesmente adotar sistemas ou mecanismos que facilitem o trabalho das pessoas, é preciso ter uma mudança cultural na empresa, partindo dos gestores e transformando o jeito de ser daquele negócio. 

Redução de custos

Ao reduzir custos, você consegue elevar a margem de lucro. Mas o que isso tem a ver com o faturamento e planejamento operacional? O fato é que, em vez de impactar o caixa por buscar novos investimentos logo de cara, é possível mitigar despesas para direcionar o dinheiro para estratégias que alavanquem o faturamento. 

Terceirização de serviços

Contratação de mão de obra traz custos consideráveis para o negócio. Mas saiba que é possível delegar a outras empresas parceiras tarefas que não estão relacionadas ao seu core business. Dessa forma, você e sua equipe focam na sua atividade principal e deixam as demais nas mãos de profissionais especializados. 

Oportunidade de negócios

Para aumentar seu faturamento, é importante cuidar bem da sua cartela de clientes. Conheça bem seu público e estabeleça com ele um relacionamento mais próximo. Dessa forma, você conseguirá ter insights para identificar novas oportunidades de negócio. Assim, você aumenta o faturamento sem impactar o seu fluxo de caixa. 

Ações de Marketing

As ações de marketing servem para estreitar o relacionamento com seus clientes, mas também para atrair novas pessoas. Por meio de campanhas em redes sociais, blogs e outras plataformas online, são possíveis alcançar um público muito amplo e fortalecer a marca no seu segmento.

Tabela de preços

Outra estratégia para aumentar o faturamento e atrair clientes é apresentar preços mais competitivos. Mas lembre-se que o preço pode ser um diferencial no início, mas pode não ser o suficiente para segurar a clientela. É necessário garantir um bom atendimento, uma ótima experiência de compra e serviços e produtos de qualidade.

É claro que aumentar o faturamento e planejamento operacional da empresa não significa que sua margem de lucro vai alavancar automaticamente. O lucro depende também do montante de despesas que seu negócio tem. Por isso, o CSC Centro de Serviços Compartilhados se encaixa perfeitamente para que as empresas permaneçam mais saudáveis financeiramente e com excelentes resultados, independente de porte e/ou segmento.

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