Como diminuir a rotatividade na empresa?

 

Aprimore o processo seletivo

Uma boa maneira de começar a combater a rotatividade é melhorando o processo de recrutamento e seleção. Talvez seja preciso desenvolver novas estratégias para a contratação de um profissional.

Por exemplo, a instituição pode fazer um mapeamento dos cargos e das funções internas. Nesse estudo, serão definidas todas as atividades inerentes a uma ocupação e quais competências e habilidades um profissional precisa ter para ocupá-la.

Com essas informações em mãos, os recrutadores tentarão encontrar um candidato compatível com os requisitos da vaga. Dessa forma, o novo colaborador desempenhará melhor o seu trabalho e também se ajustará mais rápido às suas obrigações.

Invista na capacitação dos funcionários

Outro aspecto que diminui a rotatividade é o investimento na capacitação dos colaboradores. Para isso, é necessário estruturar um programa interno de treinamento. Quando a empresa se preocupa com a instrução da equipe interna, todos se sentem valorizados.

Pois os colaboradores percebem que a instituição deseja seu crescimento intelectual e profissional. Em resposta, eles aumentam seu engajamento e sua confiança na organização e reduzem a vontade da sair dela.

Ofereça benefícios

Algumas empresas notaram que instituir uma política interna de benefícios reduz a rotatividade. Muitos profissionais até preferem receber mais benefícios a um aumento de salário.

Mas que regalias a instituição pode oferecer? Atualmente, benefícios que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores são os mais requisitados. Por exemplo:

Flexibilização do horário de trabalho;

Dias de folga;

Vale-compra;

Viagens;

Descontos em academias, teatros e cinemas.

Como essas opções impactam no bem-estar dos colaboradores e afetam as suas emoções, eles naturalmente permanecem no ambiente interno da empresa.

Converse com a sua equipe

Uma tática muito eficiente para reter os profissionais é a política do feedback. Com essa estratégia, a empresa abre as linhas de comunicação entre a alta gestão e os funcionários. Essa aproximação é essencial, pois melhora o clima interno.

Além disso, os colaboradores sentem mais confiança na liderança. Eles notam o interesse e a atenção nos seus serviços e ficam agradecidos pelas sugestões para aprimorar as suas tarefas ou com os elogios pelo bom trabalho prestado.

Mensure o desempenho

É bom acompanhar o desempenho da equipe  para saber como está a sua produtividade. Fazendo isso, os gestores se antecipam a possíveis desligamentos no futuro.

Sendo assim, algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar o ânimo dos trabalhadores, como: a redução na carga horária de trabalho ou a inserção de eventos corporativos.

 

Como um CSC Centro de Serviços pode ajudar nesse sentido?

 

Por meio da rotatividade de funcionários é possível mostrar ao colaborador seu papel e importância na equipe, garantindo seu comprometimento com o objetivo maior, que é o da empresa. 

A nossa comunidade de gestão de pessoas atua com serviços e ferramentas que auxiliam os gestores a reduzirem seu envolvimento operacional em atividades que não agregam valor, liberando-os para a estratégia da empresa.

A C A BRASIL estreita a aproximação entre os profissionais qualificados e o mercado ao seu modelo de negócio, proporcionando aos profissionais do futuro um acompanhamento e desenvolvimento alinhando-os as corretas necessidades de sua organização.

O mundo corporativo é complexo, e, com constantes alterações, este é o nosso trabalho desafio, desenvolver soluções que possam ajudar as empresas em seu dia a dia.

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