Aprimore o processo seletivo
Uma boa maneira de começar a combater a rotatividade é melhorando o processo de recrutamento e seleção. Talvez seja preciso desenvolver novas estratégias para a contratação de um profissional.
Por exemplo, a instituição pode fazer um mapeamento dos cargos e das funções internas. Nesse estudo, serão definidas todas as atividades inerentes a uma ocupação e quais competências e habilidades um profissional precisa ter para ocupá-la.
Com essas informações em mãos, os recrutadores tentarão encontrar um candidato compatível com os requisitos da vaga. Dessa forma, o novo colaborador desempenhará melhor o seu trabalho e também se ajustará mais rápido às suas obrigações.
Invista na capacitação dos funcionários
Outro aspecto que diminui a rotatividade é o investimento na capacitação dos colaboradores. Para isso, é necessário estruturar um programa interno de treinamento. Quando a empresa se preocupa com a instrução da equipe interna, todos se sentem valorizados.
Pois os colaboradores percebem que a instituição deseja seu crescimento intelectual e profissional. Em resposta, eles aumentam seu engajamento e sua confiança na organização e reduzem a vontade da sair dela.
Ofereça benefícios
Algumas empresas notaram que instituir uma política interna de benefícios reduz a rotatividade. Muitos profissionais até preferem receber mais benefícios a um aumento de salário.
Mas que regalias a instituição pode oferecer? Atualmente, benefícios que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores são os mais requisitados. Por exemplo:
Flexibilização do horário de trabalho;
Dias de folga;
Vale-compra;
Viagens;
Descontos em academias, teatros e cinemas.
Como essas opções impactam no bem-estar dos colaboradores e afetam as suas emoções, eles naturalmente permanecem no ambiente interno da empresa.
Converse com a sua equipe
Uma tática muito eficiente para reter os profissionais é a política do feedback. Com essa estratégia, a empresa abre as linhas de comunicação entre a alta gestão e os funcionários. Essa aproximação é essencial, pois melhora o clima interno.
Além disso, os colaboradores sentem mais confiança na liderança. Eles notam o interesse e a atenção nos seus serviços e ficam agradecidos pelas sugestões para aprimorar as suas tarefas ou com os elogios pelo bom trabalho prestado.
Mensure o desempenho
É bom acompanhar o desempenho da equipe para saber como está a sua produtividade. Fazendo isso, os gestores se antecipam a possíveis desligamentos no futuro.
Sendo assim, algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar o ânimo dos trabalhadores, como: a redução na carga horária de trabalho ou a inserção de eventos corporativos.
Por meio da rotatividade de funcionários é possível mostrar ao colaborador seu papel e importância na equipe, garantindo seu comprometimento com o objetivo maior, que é o da empresa.
A nossa comunidade de gestão de pessoas atua com serviços e ferramentas que auxiliam os gestores a reduzirem seu envolvimento operacional em atividades que não agregam valor, liberando-os para a estratégia da empresa.
A C A BRASIL estreita a aproximação entre os profissionais qualificados e o mercado ao seu modelo de negócio, proporcionando aos profissionais do futuro um acompanhamento e desenvolvimento alinhando-os as corretas necessidades de sua organização.
O mundo corporativo é complexo, e, com constantes alterações, este é o nosso trabalho desafio, desenvolver soluções que possam ajudar as empresas em seu dia a dia.
Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco!