Reduzir os índices de rotatividade é essencial para evitar o aumento dos gastos da empresa. Afinal, toda vez que há um desligamento e a contratação de um novo trabalhador, a instituição paga caro.
Além disso, até que a instituição encontre um profissional para ocupar o cargo vago, os outros membros da equipe ficam sobrecarregados com o acúmulo de funções. Com isso, o estresse deles aumenta e o absenteísmo também.
Faz alguns meses que o índice de rotatividade de colaboradores de uma empresa sofre constante elevação. Por isso, o gestor de RH está preocupado, pois não consegue entender os motivos dessa tendência e, muito menos, como reduzir o número de desligamentos.
Isso está acontecendo na sua organização? Quer saber como diminuir a rotatividade? Confira!
Conheça seus colaboradores
Saber com quem você trabalha é muito importante, pois assim é possível conhecer o perfil particular de cada colaborador. Isso é útil nas relações internas da empresa, em prol do clima organizacional. Conhecer a história e as aspirações de um colaborador também ajuda os gestores a direcionar treinamentos e programas motivacionais mais efetivos.
Além disso, quanto melhor você conhece seus colaboradores, mais fácil fica mapear as competências de cada um e medir o desempenho das equipes, possibilitando encontrar gaps de competência, pontos fortes e de melhoria.
Crie um ambiente de trabalho agradável
Um colaborador se sente mais confortável para trabalhar em um ambiente amigável. Por isso, você deve disponibilizar desde o básico, como banheiros, conexão estável com a internet e pode adicionar elementos como ar condicionado, cadeiras mais confortáveis, decoração e até mesmo cores de parede animadoras. Tudo isso influencia na disposição do colaborador a trabalhar, ao invés de esperar o expediente acabar e sair com pressa.
Ouça sua equipe
Parece óbvio, mas a comunicação no ambiente de trabalho é extremamente importante. Deixe claro que seus colaboradores têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, eles se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala, o que desenvolve soft skills como atitude e liderança.
Isso também ajuda a empresa, já que a visão coletiva forma um cenário mais detalhado da empresa, além da visão dos gestores, que possibilita mudanças benéficas para todos.
Celebre conquistas
Reconhecer o esforço dos colaboradores por trás das conquistas da empresa é recompensador e traz um sentimento de valorização. Pequenas comemorações internas ou apenas uma carta ou cartaz com um agradecimento já é muito motivador.
Dê feedbacks
Dar feedbacks deve ser uma prática constante, não apenas para corrigir alguma falha de desempenho; o ideal é passar o feedback ao colaborador após cada entrega, para manter um acompanhamento contínuo de seu desempenho.
Invista na capacitação dos funcionários
Outro aspecto que diminui a rotatividade é o investimento na capacitação dos colaboradores. Para isso, é necessário estruturar um programa interno de treinamento. Quando a empresa se preocupa com a instrução da equipe interna, todos se sentem valorizados.
Pois os colaboradores percebem que a instituição deseja seu crescimento intelectual e profissional. Em resposta, eles aumentam seu engajamento e sua confiança na organização e reduzem a vontade da sair dela.
Mensure o desempenho
É bom acompanhar o desempenho da equipe para saber como está a sua produtividade. Fazendo isso, os gestores se antecipam a possíveis desligamentos no futuro.
Algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar o ânimo dos trabalhadores, como a redução na carga horária de trabalho ou a inserção de eventos corporativos.
A nossa comunidade de gestão de pessoas atua com serviços e ferramentas que auxiliam os gestores a reduzirem seu envolvimento operacional em atividades que não agregam valor, liberando-os para a estratégia da empresa.
A C A BRASIL estreita a aproximação entre os profissionais qualificados e o mercado ao seu modelo de negócio, proporcionando aos profissionais do futuro um acompanhamento, reduzindo a rotatividade alinhando-os as corretas necessidades de sua organização.
O mundo corporativo é complexo, e, com constantes alterações e este é o nosso desafio: desenvolver soluções que possam ajudar as empresas em seu dia a dia.
Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato!