Uma cadeia de suprimentos é quando uma pessoa ou uma empresa participa da troca ou entrega de mercadorias. Isso inclui qualquer coisa, desde comprar mantimentos até receber as matérias-primas para fabricar peças de computador. Enquanto bens, dinheiro ou troca de materiais, você faz parte de uma cadeia de suprimentos.
Uma cadeia de fornecimento inclui, mas não se limita a:
Produtos entregues;
Gestão de relacionamento;
Obtenção de matérias-primas;
Desenvolvimento de produtos;
Gerenciamento de armazenagem;
Gerenciamento de relacionamentos com fornecedores;
Manter o fluxo de mercadorias;
Gestão de logística.
Um Supply Chain Management pode ajudá-lo com as cadeias de suprimentos locais e globais. Ele também fornece um sistema de cadeia de suprimentos com atividades de cadeia de suprimentos claras e bem compreendidas.
O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.
Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.
Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.
Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.
O conceito de Supply Chain Management tem despertado notável interesse entre os membros dos mundos acadêmico e empresarial, representando importante evolução do que tradicionalmente vinha se conhecendo como Logística.
Uma cadeia de fornecimentos bem administrada proporcionará à sua empresa a vantagem competitiva de que ela precisa para ter sucesso.
Um SCM pode ajudar você e sua empresa:
Reduzir custos
Aumentar a eficiência
Melhorar a satisfação do cliente
Existem muitos fatores que se juntam para sinalizar que talvez seja hora de investir em um Supply Chain Management. Pode ser que o seu inventário não esteja sendo bem gerenciado ou os envios estejam sendo enviados para os endereços errados. Qualquer que seja a última gota, há alguns benefícios definidos para se ter uma.
Aumento da receita/redução de custos;
Inventário equilibrado;
Ser capaz de prever padrões de inventário e compra em sua empresa;
Maior segurança;
Confortavelmente executar vários locais;
Compras de suprimentos de vários fornecedores sem dobrar pedidos;
Conformidade com os regulamentos do governo.
O sucesso no gerenciamento de cadeias de suprimento, por muitos, considerado a última fronteira na redução de custos, é um diferencial competitivo que não pode ser descartado no processo de globalização em que vivemos. Num ambiente cada vez mais competitivo, a pressão do mercado por uma crescente variedade de produtos e por melhores níveis de serviço ao menor custo possível, a tendência à especialização via terceirização e a evolução cada vez mais rápida das tecnologias de informação e de telecomunicações têm feito com que a logística integrada e o Supply Chain Management estejam cada vez mais presentes na agenda das empresas