A palavra produtividade tem sido cada vez mais comum no mundo corporativo. A busca incessante por maneiras de tornar o negócio mais produtivo exerce impacto direto nos resultados da organização, como por exemplo:
Metas bem estabelecidas
As metas das equipes precisam sempre estar em consonância com os objetivos estratégicos das empresas.
Além disso, é importante que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos bem definidos.
Dessa forma, todos os colaboradores precisam trabalhar em sinergia para alcançar resultados satisfatórios e que levam aos objetivos da empresa.
Tecnologia e Ferramentas
Ferramentas e tecnologias que permitam aos colaboradores acelerar processos, diminuir a burocracia desnecessária e automatizar tarefas manuais devem ser consideradas como grandes aliados da produtividade. Hoje em dia há recursos que facilitam as comunicações, programas que integram os processos da empresa, sistemas que ajudam a fazer uma boa gestão de seus recursos humanos.
Organização e humanização do ambiente de trabalho
Muito se fala de ambiente de trabalho e o tema chega a causar confusão na cabeça de algumas pessoas. O mais importante para garantir um ambiente produtivo é que seja limpo, organizado, e humanizado. Simplificando: o local de trabalho deve ser saudável e agradável.
Investir em ambientes de trabalhos que ofereçam liberdade e diversão para seus colaboradores também têm sido uma prática utilizada por grandes empresas multinacionais e muitas vezes gera o sentimento de paixão do colaborador pela empresa, o que pode colaborar com a produtividade.
Revisão de Processos
A organização da empresa e dos processos internos são pontos de grande relevância para o bom funcionamento de um negócio. Estruturas desorganizadas e ineficientes atrapalham o desempenho e a motivação dos colaboradores. Uma revisão dos processos pode ajudar a identificar gargalos, falhas de planejamento, retrabalhos e excesso ou falta de burocracia necessária.
A produtividade no trabalho é o elemento que vai ajudar a sua empresa a crescer e proporcionar bons resultados da organização.
Os diversos fatores que impactam a produtividade na empresa estão relacionados às mais diversas áreas da companhia, desde o uso da tecnologia por parte dos colaboradores, até as ações que poderiam ser tomadas pelos gestores.
Fluxo de trabalho sem definição
O fluxo de trabalho nada mais é do que a sequência lógica dos processos, ou seja, a forma como ocorrem e são repassados de um departamento para outro.
Acontece que muitas companhias não têm seus processos muito bem definidos, fazendo com que algumas operações sejam duplicadas, o que eleva os custos da produção.
Falta de ferramentas e de suporte
Para trabalhar de modo satisfatório, as equipes precisam contar com ferramentas, que vão variar conforme a necessidade de cada setor, atividade e profissional.
Falta de treinamento adequado
Saber o que fazer e como fazer de modo eficiente também está relacionado diretamente ao treinamento e à capacitação dos colaboradores. Mesmo que eles já tenham uma formação acadêmica prévia, cada organização pode ter processos, ferramentas e cultura diferenciados. Se o funcionário não estiver bem familiarizado com isso, acabará se sentindo frustradoe seu desempenho será bem abaixo do esperado.
Falta de comunicação
Os colaboradores precisam saber o que é necessário fazer para realizar suas tarefas do modo correto e em tempo hábil. Além disso, é fundamental ficar claro quem é o responsável para cada tarefa. Por exemplo, pode ocorrer de uma atividade ficar a cargo de dois ou mais funcionários, sendo que apenas um já seria o suficiente. Isso gera desperdício de recursos financeiros, energia, mão de obra e tempo.
O Centro de Serviços Compartilhados oferece padronização das atividades, o que contribui para aumentar a produtividade e obter resultados previsíveis e replicáveis. Além disso, também ajuda a reduzir falhas e aumentar a velocidade operacional, agregando valor com níveis de SLA’s bem definidos e com a padronização de processos também facilita a criação de soluções objetivas e úteis dentro dos setores envolvidos no CSC Centro de Serviços Compartilhados. Isso ajuda na criação de valor e de credibilidade em relação aos clientes da organização.
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