A otimização de processos é uma técnica que usa o mapeamento das atividades executadas, identificação e eliminação de falhas e padronização das rotinas.

Por intermédio dela, tarefas desnecessárias, erros e desperdícios são consideravelmente reduzidos, melhorando os métodos de trabalho e proporcionando resultados mais satisfatórios.

Essa prática garante diversos benefícios para a empresa, mostrando maneiras de como aumentar a produtividade e melhorar a gestão do tempo.

Benefícios da otimização de processos:

 

Entregas mais confiáveis

A otimização de processos envolve a adoção de melhores práticas dos métodos de trabalho e da formalização, que ocorre por meio de um documento — que especifica como a atividade deve ser realizada, o tempo estimado e os recursos necessários para sua execução.

Com isso, a incidência de erros e dúvidas com relação ao processo é reduzida consideravelmente, além do fato que, independentemente do colaborador que fará o trabalho, o método é uniforme, proporcionando os resultados esperados.

Essa é uma maneira de como aumentar a produtividade, que não fica comprometida com tarefas desnecessárias ou retrabalhos para corrigir os erros.

 

Atividades mais integradas

Outro ponto forte da otimização de processos é o sequenciamento das atividades. Ele é feito devido à importância de saber de onde uma tarefa vem e para onde ela vai — assim como o conhecimento a respeito de quais informações e materiais devem ser recebidos, bem como qual é o resultado ideal para o bom desempenho da próxima atividade.

Com isso, além de delimitar de forma clara quais são as responsabilidades de cada colaborador, as atividades se tornam mais integradas e fluidas, com um compartilhamento maior de informações e o aumento da cooperação dos envolvidos. Ou seja, problemas como atrasos, por exemplo, são facilmente evitados.

 

Aumento da agilidade na conclusão das tarefas

Como dito anteriormente, a otimização de processos permite identificar quais atividades não agregam valor ao resultado final e eliminá-las — sem consequências negativas. Além disso, com o estudo das tarefas e a avaliação de alternativas, torna-se possível elaborar métodos mais ágeis e mais eficientes de trabalho.

Além de trazer melhorias para a produtividade, isso também proporciona uma redução de custos satisfatória, visto que a necessidade da utilização de recursos torna-se bem menor, além do tempo total de execução do processo.

 

A otimização de processos proporciona diversas vantagens, além das citadas no artigo, que provocam um impacto positivo além da redução de custos, de desperdícios e melhorias na rotina de trabalho. Ou seja, também é possível aumentar e melhorar a produtividade e ganhar mais tempo para focar em outras atividades.

 

Como um CSC pode ajudar a otimizar os processos da empresa?

 

Você já imaginou que os todos os processos de sua empresa podem ser otimizados com o auxílio de ferramentas inteligentes? O CSC – Centro de Serviços Compartilhados estão cada vez mais presentes nas estratégias das melhores marcas, e seu negócio não pode ficar de fora desse contexto.

Com o mercado altamente acirrado, os clientes mais exigentes e as demandas de trabalho acumuladas, cresce a necessidade de definir prioridades, caprichar no atendimento, monitorar indicadores, otimizar os processos e buscar por sinergia dentro da empresa para aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados.

Isso é possível com a implantação do CSC – Centro de Serviços Compartilhados da C A Brasil!

Com a C A Brasil sua organização terá:

Ganho de desempenho;

Gestão de investimentos por áreas de negócios;

Menor rotatividade;

Aumento de qualidade;

Foco em Resultados;

Padronização;

Personalização;

Diminuição dos custos;

Otimização de processos;

Ganho de escala.

 

A C A Brasil é o caminho ideal para as empresas manter o foco nos resultados e crescer de forma sustentável com excelentes resultados.

Solicite um orçamento sem compromisso!