Como gerir a equipe e a produtividade em tempos de home office?

 

Liderar uma equipe que não têm muito contato pessoal (especialmente se ela não está acostumada a isso) é uma tarefa difícil. Mas as estratégias a seguir podem ajudá-lo a administrar uma equipe de maneira remota e fazer com que todos se sintam produtivos e conectados.

Comunicação: uma prioridade máxima

Se os integrantes da sua equipe têm horários diferentes e trabalham em vários lugares, você deve garantir que a informação chegue de maneira fácil e frequente. Caso contrário, você corre o risco de contar com uma equipe desalinhada e improdutiva.

Comunicar expectativas, estabelecer processos para documentar e compartilhar, garantir que a equipe sinta segurança com a tecnologia, as ferramentas e recursos são aspectos fundamentais para uma transição sem problemas para o home office.

Mantenha o contato diário, mas não exagere no controle

Se você criar um calendário para sua equipe, determine horários para que todos se reúnam (virtualmente) e para reuniões individuais. Além disso, informe a equipe sobre como e quando eles podem se comunicar com você durante a jornada de trabalho. Afinal de contas, os trabalhadores externos não poderão passar pelo seu escritório para fazer perguntas ou receber feedbacks.

Destaque o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Proporcionar opções de trabalho flexíveis, como o trabalho remoto, não é apenas uma grande vantagem para sua equipe, mas também uma forma de estabelecer uma cultura de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Poder trabalhar de maneira remota e evitar uma longa viagem diária são benefícios que podem oferecer aos integrantes da sua equipe um maior controle sobre suas vidas. Isso pode aumentar também sua satisfação no trabalho e lealdade.

 

Como aprimorar os resultados?

 

Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade no home office pode se tornar empecilho.

A demanda por concentração aparece e pode deixar o profissional perdido. Por isso, confira algumas dicas de como se organizar para ter um trabalho remoto mais produtivo.

Planejamento de tarefas

O item mais importante para aumentar a produtividade é a organização. Saiba exatamente o que deve fazer durante o dia, seja por meio de agenda ou cronograma de atividades durante o home office.

Faça um checklist e, conforme as tarefas forem realizadas, marque e passe para a próxima etapa.

Determine horários de trabalho

Uma das maiores vantagens do home office é poder flexibilizar os horários. Mas isso não quer dizer que trabalhará 24 horas por dia ou trabalhará pouco.

É necessário que haja equilíbrio entre as tarefas e o lazer. Veja o período em que produz mais e organize o dia a partir disso.

Crie metas 

Além do planejamento do dia, criar metas aumenta a produtividade. Objetivos a curto, médio e longo prazo colaboram para que se consiga sair da zona de conforto.

Caso consiga cumprir as metas, que tal uma recompensa? Se motive, dia após dia, a ser melhor.

Programe intervalos

Não pare quando sentir vontade. Ter disciplina e obedecer ao horário de pausa regulará sua rotina. Intervalos de 10 a 15 minutos são o suficiente para manter o rendimento.

Comunique-se

Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe.

O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.

Se você é o empregado de alguém, essa dica torna-se ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos mantenha contato frequente com ele. Faça com que ele se lembre de que você existe.

No entanto, o home office pode trazer inúmeros benefícios, como:

  • Maior produtividade e foco para os funcionários;
  • Qualidade de vida, principalmente nas grandes capitais, pelo intenso trânsito;
  • Otimização e economia para as empresas; 
  • Menor impacto ambiental, devido à redução de poluentes decorrentes dos deslocamentos.