O estoque é um dos ativos mais valiosos da empresa que o possui. Toda organização que trabalha com revenda de produtos e demanda a formação de estoques tem o desafio de comprar e vender produtos no momento correto.
Tendo em vista que a atividade central é a revenda de produtos, não vender significa estoque empoeirando dentro da empresa, que, por sua vez, significa dinheiro parado, não rentabilizado.
Manter uma gestão de estoque grande acarreta, em certa medida, diversos riscos para as empresas, tais como risco de deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis.
Por essas razões, a gestão de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu tamanho.
Ter um depósito cheio de mercadorias não é sinônimo de sucesso comercial, pelo contrário, isso representa um investimento paralisado.
Assim, a gestão de estoque é uma das chaves para o sucesso das empresas, visto que objetiva garantir o estoque ideal para a atividade, ou seja, impedindo que haja excesso ou falta de itens. Isso garante que o cliente sempre terá acesso aos produtos, quando solicitar.
No entanto, dependendo da atividade da empresa, as demandas sofrem grande oscilação durante o ano, o que gera a necessidade de um estoque de segurança, visto que, ficar sem produtos, pode impactar significativamente a atividade da empresa.
Além disso, muitas vezes as empresas conseguem negociações vantajosas com seus fornecedores, caso efetuem a compra de grandes quantidades. Dependendo da situação, pode ser uma boa oportunidade de negócio.
O conceito de Gestão 4.0 foi inspirado na Quarta Revolução Industrial, que é marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Por ter surgido devido à Indústria 4.0, é necessário, para fazer uso desse tipo de gestão e andar lado a lado com as exigências competitivas do mercado, que os gestores sigam três premissas básicas: automatização do produto, integração de todos os setores do negócio e virtualização dos processos.
Sendo assim, uma das maiores vantagens em adotar uma Gestão 4.0 para a empresa é a capacidade inovadora extraída dos líderes e os novos modelos de receita gerados. Através da automatização do produto, da integração de setores e da virtualização dos processos, os gestores ganham mais tempo para focar em atividades específicas e gerar estratégias que agreguem valor à companhia e à experiência com o cliente, o que acaba aumentando a produtividade da equipe e a vantagem competitiva conquistada.
Gerir bem os estoques é ponto fundamental para a saúde financeira da empresa. Enfrentar a concorrência com custos e qualidade é a nossa satisfação.
O CSC – Centro de Serviços Compartilhados da C A Brasil além de deixar o estoque correto com conferencias periódico ajuda as empresas melhor gerir custos e obter maior acurácia nas informações.
Nossos serviços abrangem:
Planejamento de Levantamento de Estoque;
Auditoria de Prazos;
Integração com a Logística Interna;
Análise do Giro do estoque;
Inventário Físico e Rotativo;
Verificação do Estoque de Segurança;
Auditoria nas solicitações de compra;
Controle por Categorias;
Sugestão de Armazenagem;
Relatórios por produtos.
Solicite um orçamento sem compromisso.