Como manter o inventário da sua empresa em dia?

 

Como a C A Brasil pode ajudar os clientes a manter o inventário atualizado e seguro?

 

O inventário de estoque serve para verificar se as informações armazenadas no sistema de controle de estoque concordam com a quantidade e classificação real daqueles armazenados no estoque.

Muitos empresários acabam comprando produtos em excesso ou mesmo deixam de abastecer o estoque, justamente por possuir uma visão distorcida em relação a quantidade de cada produto. Distorções estas que podem ser causadas por erros no controle de estoque manual realizado em cadernos ou agendas. São falhas que poderiam facilmente ser evitadas se o inventário de estoque fosse realizado. Desta forma, fazer uma correta verificação das informações armazenadas no controle de estoque é muito importante.

Saber com precisão a quantidade total de produtos disponíveis no estoque de sua empresa – bem como o valor monetário referente a cada item – e classificá-los de acordo com os diferentes tipos é de suma importância para uma gestão organizada e um controle de estoque eficiente. É aí que entra a importância realizar o seu inventário de estoque.

Quais os tipos de inventário de estoque?

Existem 3 diferentes tipos de inventário de estoque: o inventário de estoque cíclico, inventário de estoque perpétuo ou permanente e o inventário rotativo.

 

Inventário de estoque cíclico

Neste método, o inventário de estoque é realizado em determinados ciclos que são definidos pela política interna da empresa. A duração de cada ciclo é definida conforme as necessidades do negócio. De uma forma geral, quanto maior for o giro de entrada e saída de mercadorias, mais curtos são estes ciclos. Já que, neste caso, as empresas precisam realizar uma verificação de seus produtos constantemente. Há empresas que realizam o inventário de estoque em um ciclo semanal. Outras, por sua vez, fazem em um ciclo mensal, de acordo com o volume de compras e vendas.

 

Inventário de estoque permanente

No inventário permanente, o controle é automatizado. Os números de cada produto são atualizados continuamente após cada movimentação de entrada ou saída. O inventário de estoque permanente não precisa de um período pré-definido para ser realizado. Ele é feito de uma forma contínua, a partir da atualização de cada compra ou venda. Portanto, empresas que realizam um controle manual e automatizado, terão muitas dificuldades para realizar este tipo de inventário.

 

Inventário de estoque rotativo

Já o inventário de estoque rotativo é realizado separadamente. Conforme os diferentes tipos de produtos da empresa. A vantagem desse tipo de inventário é que cada grupo de produtos pode ser contabilizado em diferentes períodos. De acordo com a  rotatividade de cada um deles no estoque.

inventário de estoque é essencial para facilitar o trabalho dos vendedores no processo de atendimento ao cliente. Ele facilita o equilíbrio de seu estoque, evitando a falta ou excesso de produtos. Assim, ajuda a reduzir custos e se precaver contra possíveis desperdícios e não perder oportunidades de venda.

 

Com um inventário bem contabilizado e estruturado, sua equipe de vendas terá muito mais facilidade, principalmente para informar aos clientes os itens disponíveis para comercialização e suas respectivas quantidades unitárias. Além disso, os números do estoque podem ajudar a direcionar as ações de marketing.

 

O CSC Centro de Serviços Compartilhados da C A BRASIL, além de deixar o estoque correto, ajuda as empresas gerir custos e obter maior acurácia nas informações.

Nossos serviços abrangem:

Planejamento de Levantamento de Estoque;

Auditoria de Prazos;

Integração com a Logística Interna;

Análise do Giro do estoque;

Inventário Físico e Rotativo;

Verificação do Estoque de Segurança;

Auditoria nas solicitações de compra;

Controle por Categorias;

Sugestão de Armazenagem;

Relatórios por produtos.

 

Solicite um orçamento sem compromisso!